Como abrir uma corretora de seguros

O serviço de seguros é algo que cada vez mais cresce no Brasil, e tem aumentado também as opções que englobam as proteções oferecidas por estes serviços. Antes, o mais conhecido era o de seguro de auto, porém, hoje em dia as pessoas estão procurando se informar para outras modalidades, bem como seguro viagem, seguro residencial, seguro saúde, entre outros. É esse crescimento de interesse e de serviços que automaticamente tem aumentado o mercado de corretoras de seguros.

O crescimento das corretoras de seguros tem tido um papel fundamental para mostrar de perto para as pessoas as inúmeras vantagens de se proteger, pois ainda é grande o numero de pessoas que acreditam que acidentes ou qualquer coisa que possa vir a precisar do serviço, jamais irá acontecer com elas. Outro mito que estão conseguindo quebrar é que seguro é algo para pessoas mais ricas, que fazer um seguro é algo caro, sendo que o valor é estipulado com base no veículo e suas necessidades, ou seja, condiz com a sua realidade.

Com essa realidade, e crescimento, que já mencionamos investir em uma corretora de seguros é algo que pode dar muito certo. Com base nisso, separamos alguns pontos para mostrar à você como abrir uma corretora de seguros.

Como é o mercado de seguros?

O serviço de seguros tem um papel importante no mercado brasileiro, sendo responsável por 3% do PIB e com grandes especulações de que isso dobre em menos de cinco anos. Essa afirmação se dá pela aceitação do serviço que tem sido muito atrativa e a procura muito grande.

De certa maneira, esse mercado tem se consolidado devido a uma estabilização econômica e também por diversas quebras de seguro, onde mais empresas tem oferecido esse serviço e criado novos serviços dentro deste segmento. O importante agora é se qualificar e ser um profissional que entenda do assunto, para sanar todas as dúvidas dos clientes.

Assim como todo segmento, você precisa entender quem é seu publico alvo, o que precisam, o que gostam de comprar e por que compram. É assim que você vai conseguir apresentar pra ele todos os seguros disponíveis e assim aumentar seu faturamento, mas de maneira que ajude ele a estar sem protegido.

O local é importante?

Neste segmento de seguros, o ponto que você vai montar a empresa não chega a ser tão importante, pois a grande maioria dos clientes prefere que os corretores vão até o lugar para oferecer os planos ou colher as informações para enviar as propostas. Porém, como em outros segmentos, você conseguir um ponto interessante pode facilitar muito para a visualização e credibilidade da marca, a visita daqueles clientes que preferem conhecer a empresa e também para um local para reuniões em caso de apresentação de propostas.

A estrutura

Não existe um padrão físico para você iniciar sua corretora de seguros, o essencial é que você tenha o básico com base no que você quer oferecer. Se quer começar de maneira grande e fortalecido, ou se irá fazer propaganda e espera que já receba pessoas no local, você deve ter um espaço para comportar essas pessoas, pois se não, muitas poderão te visitar e não voltar mais. A vantagem da corretora é que você pode começar pequena e ir aumentando com o tempo, de acordo com a demanda.

O mínimo que deve ter é uma recepção, se possível com sala de espera, sanitários e sala de reunião.

Perfil dos colaboradores

Assim como o espaço físico também deve ser levado em consideração ao seu quadro de funcionários, onde pode ser iniciado também com poucas pessoas como: dois corretores e uma secretária. O principal é que tanto a parte física, como a profissional sejam de qualidade e principalmente todos os funcionários tenham experiência no assunto e vendam o que realmente o cliente precisa para não ter problemas a longo prazo e insatisfação dos mesmos.

O principal fator para os colabradores é que devem ser cadastrados no órgão SUSEP, que fiscaliza todo o trabalho no segmento de seguros. Já em relação ao perfil, o corretor que tem grandes resultados é o que consegue ouvir e entender a necessidade do cliente, sem ficar oferecendo coisas apenas para vender, ter paciência e persistência, mas de forma natural enquanto orienta e oferece os serviços, possuir um bom poder de negociação, equilíbrio emocional e agilidade no atendimento.

Público-alvo

São tanto pessoas físicas quanto jurídicas, sendo que as pessoas jurídicas utilizam todos os tipos de seguros, enquanto as pessoas físicas limitam-se, normalmente, ao do automóvel, da residência, de vida e de saúde. Ambos buscam uma relação de parceria com a corretora, esperando sempre que lhe ofereça o melhor dentro de suas possibilidades.

Como oferecer seguros

Você sendo um corretor ou com uma empresa, o primeiro passo é se afiliar às grandes empresas que oferecem este serviço, bem como Azul Seguros, Mapfre Seguros, Bradesco Seguro, Liberty Seguros, Itaú seguros, HDI Seguros, entre outras que já atuam há anos neste mercado e são completamente capacitadas e com os melhores preços e planos para você fechar com seus futuros clientes. Se você deseja saber mais sobre como oferecer todas essas empresas, entre em contato clicando aqui.

Alguns tipos de seguros

Saúde: é o seguro que abrange a cobertura de despesas médicas ou hospitalares com base no acordo pré-determinado com a seguradora. Dessa maneira, quando você precisa de certos serviços na área da saúde, tem total apoio e pagando muito menos.

Veículos: Toda a proteção para você, e claro, seu automóvel contra acidentes ou qualquer tipo de colisão, garantindo assim, evitar qualquer gasto que venha ocorrer em uma infeliz necessidade. Incêndios, roubos, furtos ou acontecimentos com terceiros podem ser combinados também e te deixar muito mais tranquilo. É um dos seguros com mais variações e possibilidades para oferecer ao seu cliente.

Residencial: Acidentes, infelizmente, também podem ocorrer em nosso lar, estando nele ou não. Este serviço oferece proteção contra incêndios, explosões, quedas de raios, roubos entre outros serviços de emergência como hidráulicos, elétricos, chaveiros, etc.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre os seguros que existem no mercado, visite nosso artigo especial sobre o assunto clicando aqui.

Tornando tudo mais fácil

Existem diversos sistemas que automatizam as propostas para os clientes, diminuindo e facilitando a criação de propostas para o seu cliente. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o sistema, mande seu contato agora clicando aqui.

Dicas importantes

  1. Para abrir sua corretora de seguros é importante entender sobre o assunto, tanto para você, como para passar ao seu cliente as melhores soluções, dessa maneira, você sempre estará “antenado”, pois é uma área que vive em constante criação de novos serviços com base na demanda.
  2. Colocar as mãos na massa é inevitável! Você pode ter uma excelente propaganda, vários conhecidos, mas terá que também correr atrás para prospectar seus clientes. Com as diversas opções em seguros, você pode realmente procurar diversos tipos de pessoas, independente da idade, classe social ou interesse. Faça sua carteira de clientes e aumente ela cada vez mais, sempre prestando um excelente atendimento e atenção aos clientes atuais, futuros e do passo.
  3. Se você deseja saber mais como montar uma corretora de seguros, com quem já atua no mercado há mais de 10 anos, entre em contato conosco agora e iremos explicar essas e outras dúvidas que podem vir a surgir para você começar seu empreendimento o mais rápido possível. Clique aqui e entre em contato!
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